07 Jun

Em Portugal é possível tirar um curso superior on-line na única universidade pública portuguesa de Ensino a Distância, A Universidade Aberta.

As propinas são muito semelhantes a qualquer outra universidade pública portuguesa. As aprendizagens são de grande qualidade e os cursos são reconhecidos tal como se uma universidade “presencial” se tratasse.

 

Não são precisas deslocações e o tempo é gerido pelos alunos.

 

Universidade Aberta - Ensino a Distância

Universidade Aberta – Ensino a Distância

Como funciona o modelo de Ensino a Distância da Universidade Aberta?
O Modelo de Ensino a Distância da Universidade Aberta (UAb) assenta na utilização de uma plataforma de e-learning (Moodle). O(a) estudante acede à plataforma de e-learning através de credenciais de acesso emitidas pelos serviços da UAb e enviadas para o email pessoal de cada estudante.
Toda a informação de que o(a) estudante necessita para efetuar e gerir a sua aprendizagem está integrada na plataforma de e-learning, onde acede aos materiais e atividades de aprendizagem, às tarefas pedagógicas a desenvolver, a espaços de comunicação, partilha e construção do conhecimento e avaliação.
As indicações para aceder às unidades curriculares em que o(a) estudante se inscreve são fornecidas pela coordenação do curso respetivo. A comunicação com os docentes realiza-se preferencialmente de modo assíncrono, possibilitando uma grande flexibilidade e autonomia, na gestão do processo de aprendizagem. OKit do Estudante Virtual contém informações mais detalhadas sobre o Modelo Pedagógico Virtual da UAb.

CAndidaturas Abertas

Como estudar na Universidade Aberta?

16 Comentários a “Tirar um curso superior on-line”

  1. EDNA ERNESTO

    olá.vivo em angola e gostaria de saber é possivel fazer a minha formação a distancia
    curso-direcçã económica e financeira

  2. admin

    Boa tarde,

    Sim, é possível.
    Existem várias universidades e empresas que têm cursos a distância. Alunos e docentes podem estar em qualquer local do mundo desde que tenham acesso à Internet. Regra geral existem tarefas para os alunos realizarem, mas os horários não são fixos. Cada um gere o seu tempo disponível da forma que achar melhor.
    Em Portugal, a Instituição de Ensino a Distância é a Universidade Aberta: http://www.uab.pt/

    Espero ter ajudado :)

  3. REGINA DAS NEVES

    Bom dia, moro em Pelotas RS, tem possibilidade de fazer o curso superior a distancia, quais os disponiveis? Obrigado!

  4. admin

    Bom dia Regina.
    Os cursos a distância podem ser tirados em qualquer parte do mundo, desde que tenha um computador com Internet. Pode procurar cursos superiores em português em http://www.uab.pt. Também existem outras universidades em todo o mundo que têm cursos superiores a distância, mas poderá ter a questão de o idioma não ser o português.

    Obrigado eu

  5. Bruno Jesus

    Viva,
    Podem informar o que é necessário para tirar um curso superior no ensino à distância, pois já frequentei a faculdade, mas, por falta de tempo não conseguia ir às aulas, tive de abandonar o curso.
    Agora que tenho pesquisado sobre este método estou interessado.
    Grato pela atenção.

  6. Sofia

    Olá a todos. Em relação à UAB, infelizmente não tem a licenciatura que pretendo. Encontro noutras universidades online.
    O que não consigo encontrar é a lista deste tipo de universidades (uma maioria estrangeiras) que sejam reconhecidas pelo estado português. Sou licenciada pelo ensino publico e sei que há ainda um grande preconceito em relação aos estudos online. Fruto de desconhecimento ou apenas por defesa de interesses estabelecidos. A verdade é que por mais que queira continuar a estudar e saiba que o programa curricular é bom, não valerá a pena fazê-lo se depois o curso não fôr reconhecido.

  7. admin

    Olá Bruno,

    Eu tirei um curso na Universidade Aberta (www.uab.pt) e apenas precisei de um computador com acesso à Internet. Tive que fazer um exame presencial, no meu caso em Lisboa. Mas os poucos exames presenciais podem também ser feitos nas embaixadas portuguesas espalhadas por todo o mundo.
    Bruno, a grande vantagem é essa mesma, a de poder fazer a gestão do nosso tempo. Temos trabalhos para entregar, por exemplo no próximo domingo, podemos entregá-lo hoje, durante a semana ou no próprio dia.
    Por outro lado temos que ter uma boa capacidade de auto disciplina. O mais fácil é ir adiando e deixar tudo para a última

  8. Miguel Gomes

    Olá!tenho 17 anos (faço os 18 em novembro).Posso inscrever-me na UAberta,ou é só para quem tem mais de 23 anos?Obrigado

  9. admin

    Olá Miguel,

    O melhor é entrar em http://www.uab.pt e pesquisar essa informação. Se necessário a Universidade Aberta tem números de telefone para onde poderá ligar.

    Obrigado,
    Rui Migue

  10. Adriana Santos

    Gostaria muito de um mestrado a distância em etnologia ou bacharel em Antropologia. No Brasil é raríssimo encontrar tais cursos.

  11. admin

    Olá Adriana,
    Pode frequentar cursos a distância noutros países, por exemplo Portugal. Só tem que encontrar o curso que pretende numa Universidade que tenha o modelo de ensino a distância.

  12. Resi Florindo

    Olá , Boa tarde
    Tenho 78 anos e ainda com muita vontade de evoluir cultural e profissionalmente.
    Sou técnico de saúde(Enfermeiro com curso geral de Enfermagem) Já reformado, e, naturalmente com tempo disponível´, gostaria de frequentar curso na área acima referenciada que me desse a possibilidade de acesso a uma licenciatura ligada á recuperação da saúde nos humanos. Onde posso buscar informações para poder materializar as minhas ambições?
    Aguardo resposta
    Obg.

  13. admin

    Bom dia,
    Pode procurar em sites de várias universidades. Muitas delas já têm cursos com regime não presencial, ou seja on-line.
    Em Portugal tem por exemplo a Universidade Aberta, http://www.uab.pt.

  14. Cristiane

    Olá, gostaria de saber se é possível aproveitar as matérias que já cursei no curso de letras no Brasil , faltavam só 6 matérias pra me formar. Obrigada

  15. admin

    Olá Cristiane,
    Vai depender de há quanto tempo foi, e se o curso que frequentou foi alterado (ou não). Isto se pretender entrar no mesmo curso que já frequentou. O melhor é contactar a instituição que frequentou.
    Se pretender frequentar outra instituição de ensino poderá pedir creditação, ou seja ao entrar no novo curso já tenha algumas disciplinas feitas porque já frequentou o curso de letras. Isso vai depender do curso novo que se inscrever, nas disciplinas desse curso e nas matérias que já obteve aprovação. Só saberá quantas disciplinas já tem feitas no novo curso depois da nova universidade analisar em detalhe todo o processo.
    Obrigado,
    Rui

Comente